1º WEBINAR CLOSER - 21 JUN 2021 14:30 | Auditorias pré-demolição - Construir a Desconstrução
logotipo closer

Sabia que os RCD representam 35% da produção de resíduos na Europa? Sabia que em Portugal (dados de 2016) só em cerca de 30% das obras públicas incorporam pelo menos 5% de materiais reciclados de RCD? Sabia que na Europa (2018) se utilizaram 10,6% de agregados reciclados e em Portugal apenas 0,5%? Surge então uma questão para dar resposta: Como inverter e melhorar esta situação?


O Projeto CLOSER, promovido pelo LNEC e tendo a APA e o IMPIC como parceiros, tem por objetivo a elaboração de um guia nacional para a realização de auditorias preliminares à demolição e renovação de edifícios e apresentar soluções de recuperação dos materiais presentes. Os benefícios reais deste projeto incluem a minimização da perigosidade dos materiais secundários, assim como a melhoria da qualidade dos materiais reciclados. O Projeto CLOSER centra-se na fase de fim de ciclo dos materiais e a sua futura reintrodução na economia contribuindo para ficarmos mais perto da recuperação ideal dos materiais sendo que, posteriormente, se torna necessário ir mais além através de melhorias quer na conceção ecológica dos materiais, isto é, do seu design, quer nas fases posteriores de utilização e manutenção destes materiais nos edifícios.


O Projeto CLOSER desempenha um papel importante na transição para edifícios mais eficientes em termos de utilização de recursos prevista no Pacto Ecológico Europeu (European Green Deals) e no rumo a uma ambição de poluição zero por um ambiente livre de substâncias tóxicas previsto também nesta política de crescimento para a EU.

Operador do Propgrama;PromotorParceiros