Operador do Programa


 

 

 


 



 

  RESUMO    DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

T1 - GESTÃO DE PROJETO
DESCRIÇÃO: Esta tarefa coordenada pelo LNEC, induz a gestão geral do projeto, políticas gerais de parceria, políticas de arbitragem, plano de troca de informações e política de divulgação, discussão dos resultados obtidos e problemas encontrados, controle do planejamento e dos resultados, coordenação técnica geral e preparação de reuniões. T1 é coordenado pelo LNEC e garante uma boa comunicação entre os parceiros e o líder do projeto. O processo de comunicação interna desempenha um papel fundamental para garantir a sinergia e o trabalho em equipe necessários. Esta tarefa está interconectada com todas as tarefas.
RESULTADO: Relatório financeiro e de progresso (R1)
T2 - ESTRUTURA CONCEPTUAL
DESCRIÇÃO: O principal objetivo desta tarefa é recolher informação sobre as experiências europeias e internacionais, no que diz respeito à utilização de pré-auditorias de demolição e / ou renovação em edifícios, com particular ênfase no inventário de materiais, presença de substâncias perigosas na construção setor e competência dos auditores. T2 é coordenado pelo LNEC. Essa tarefa é essencial para promover o desenvolvimento de T3 e T4. Junto com a revisão da literatura, contatos privilegiados com especialistas da Islândia, Liechtenstein e Noruega permitirão compartilhar suas práticas sobre o projeto CLOSER e fortalecer as relações bilaterais. Ao longo do projeto, ocorrerá uma atualização contínua de T2.
RESULTADO: Relatório com revisão da estrutura conceptual (R2)
T3 - PESQUISA DE INTERVENIENTES
DESCRIÇÃO: T3 visa entender a opinião das partes interessadas sobre a integração das auditorias de pré-demolição e / ou renovação como uma ferramenta que leva a materiais mais seguros e com qualidade melhorada que permite a maior incorporação de materiais reciclados como matérias-primas no setor da construção. A tarefa T3 é coordenada pelo IMPIC e será implementado um questionário às partes interessadas. A associação dos resultados T3 e T2 facilita o desenvolvimento de tarefas subsequentes e o estabelecimento de cenários nacionais de implementação para as auditorias
RESULTADO: Relatório com pesquisa de intervenientes (R3)
T4 - GUIA NACIONAL PARA AUDITORIAS DE PRÉ-DEMOLIÇÃO E/OU RENOVAÇÃO
DESCRIÇÃO: O objetivo do T4 é desenvolver o guia nacional para auditorias de pré-demolição e / ou renovação. A tarefa é coordenada pelo LNEC. Na T4 são desenvolvidas as recomendações para as auditorias de pré-demolição e / ou renovação de edifícios, sendo indicadas: i) as condições em que são aplicadas; ii) o inventário do tipo de materiais e a forma como os resultados são apresentados; iii) a apresentação de informações sobre a recuperação dos materiais inventariados.
RESULTADO: Guia português de pré-auditoria sobre demolição e / ou renovação de edifícios (R4)
T5 - CASO PILOTO
DESCRIÇÃO: Uma pré-auditoria real para uma demolição seletiva ou renovação de um edifício, realizada na tarefa T5, validaria as orientações do guia desenvolvidas em T4, a identificação de pontos fortes e fracos pode levar a ajustes no guia. O LNEC garante a coordenação do T5.
RESULTADO: Relatório com análise SWOT (R5).
T6 - POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO
DESCRIÇÃO: O objetivo do T6 é delinear como alinhar todas as atividades desenvolvidas no T4 com as políticas relacionadas com a gestão de RCD. Esta tarefa será coordenada pela APA e pode incorporar consultas adicionais às partes interessadas. Em T6 serão definidas as políticas necessárias à implementação do guia a nível nacional, tendo-se o cuidado de unificar este instrumento com os existentes visando a boa gestão do RCD em Portugal.
RESULTADO: Relatório com definição de políticas de implementação (R6)
T7 - DISSEMINAÇÃO
DESCRIÇÃO: O T7 será conduzido desde o início do projeto para a comunidade científica, para os intervenientes, para estudantes e para outros cidadãos. Além disso, a transferência de conhecimento para a comunidade científica e social será garantida. O líder da tarefa T7 será o LNEC. Uma conferência final será organizada pelo LNEC com o apoio de outros participantes, para partilhar conhecimentos entre a comunidade técnica e científica.
RESULTADO: Organização de uma Conferência Final e outros eventos para divulgação do guia (R7)
(última atualização abril de 2021)

 

INDICADORES DE PROJETO
Informação sobre os indicadores de projeto – em construção!!!
(última atualização abril de 2021)

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Informação sobre cronograma de atividades – em construção!!!
(última atualização abril de 2021)

 

IMPACTOS ESPERADOS
Redução dos níveis de substâncias perigosas em RCD que serão valorizados com a reciclagem, com a consequente redução dos impactos ambientais associados à eliminação de RCD contaminado e melhoria das condições de trabalho dos gestores de resíduos à medida que processam materiais mais seguros (redução de até 50% de substâncias perigosas no fluxo de CDW); ii) aumento da produção de matéria-prima homogênea de RCD ao longo do tempo, o que resultará em maior confiança na qualidade dos materiais reciclados (redução de até 30% do RCD misturado); iii) definição da aplicação final das matérias-primas obtidas a partir do CDW, o que permite um elevado reconhecimento do valor intrínseco desses materiais; iv) maior disponibilidade de informações relacionadas à expectativa de recuperação e reciclagem de RCD, o que potencializa o desempenho das partes interessadas no processo de demolição e / ou reabilitação; v) aumentar a taxa de incorporação de materiais de RCD nas edificações (aumentar em até 20% a contribuição dos agregados reciclados na demanda de agregados). Esta contribuição evidencia o aumento da confiança nos materiais reciclados e na utilização de materiais secundários.
(última atualização abril de 2021)

 

INDICADORES DE IMPACTO
Aumento da utilização de matérias primas secundárias resultantes do apoio do “Programa Ambiente”.
(última atualização abril de 2021)

 

> PLANO DE COMUNICAÇÃO
(última atualização abril de 2021)

 

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS
O desenvolvimento do CLOSER está em linha com os objetivos definidos no Programa Ambiental. Com efeito, CLOSER aborda a gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) que é uma prioridade em fluxos de resíduos específicos, para fazer uma verdadeira transição para a economia circular. Em Portugal, foram gerados cerca de 2,5 milhões de toneladas de RCD em 2018. Os RCD são compostos por diversos materiais, mas os minerais representam a maior percentagem deste fluxo. Estes minerais podem ser utilizados em obras de construção desde que cumpram os requisitos especificados nas normas do produto e, desta forma, o setor da construção contribui para a economia circular. Em Portugal, embora a preparação de materiais a partir de RCD para reutilização ou reciclagem já ultrapasse a meta de 70% da Diretiva-Quadro de Resíduos (2008/98 / CE). Sabe-se que a maior parcela corresponde a minerais mistos mais difíceis de serem reintroduzidos no mercado. Este fato evidencia a necessidade de se trabalhar mais para recuperar os diferentes materiais por si só, ou seja, melhor ordenados. Neste contexto, espera-se que os objetivos de CLOSER de desenvolvimento e implementação de auditorias preliminares tenham um elevado impacto no processo de valorização. Prevê-se que a reutilização de materiais aumente e a reciclagem permitindo uma maior incorporação de materiais provenientes de RCD nas obras de construção, nomeadamente em edifícios. Outro problema que o CDW enfrenta é a contaminação por substâncias perigosas, que dificulta o reaproveitamento, a reciclagem e a recuperação de materiais. Os materiais contaminados não contribuem para a economia circular porque o ciclo dos materiais não fecha. Ao contrário, contribui para manter uma economia linear porque o RCD não perderá o status de resíduo. O uso de auditorias pré-demolição pode efetivamente ser uma resposta para solucionar a contaminação. A criação de condições favoráveis ​​para reduzir o teor de contaminantes poderia ser alcançada nas auditorias pré-demolição por meio da inspeção das substâncias perigosas existentes. O sucesso desta solução depende da experiência dos auditores e por isso é necessário investir na sua formação. A definição de orientações para as auditorias preliminares, adequadas ao caso português, são necessárias, no mínimo, para melhorar o conteúdo dos RCD mistos e reduzir a contaminação, contribuindo simultaneamente para a economia circular.
(última atualização abril de 2021)

 


 

Promotor

Parceiro

Parceiro